Júpiter, Vênus e Lua darão show no céu de Campinas

Dois eventos astronômicos que podem ser observados a olho nu poderão ser vistos em Campinas nos próximos dias. No primeiro, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, Júpiter e Vênus estarão em uma linda Conjunção. São os dois planetas mais brilhantes do firmamento. Para observá-los, olhe para o céu logo após o pôr do sol na direção do poente.
Quem dá as dicas é o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal Jean Nicolini, em Campinas. “Desperte e reconecte-se com o ente cósmico que habita em você. De onde você estiver transforme por alguns momentos esse local em um Observatório. Não precisa usar telescópio, use o que você já tem, seus olhos! Esse equipamento é incrível. No campo longe da poluição luminosa, conseguimos enxergar até 2 milhões de anos luz. Mas o balé cósmico que você vai ver está apenas a minutos luz”, diz o amante do céu.
Representação do céu de Campinas
O outro evento acontece no dia 18 de julho, logo após o pôr do sol, também na direção do poente. “Os planetas Vênus, Júpiter, a Lua e a Estrela Regulus vão formar uma curiosa configuração no firmamento em forma de uma cruz, um falso Cruzeiro do Oeste”, conta Lobo.
Blue Moon
No dia 31 quem dará o espetáculo é a Lua. A cidade será palco de um fenômeno chamado Lua Azul, que nada mais é que a segunda lua cheia em um mesmo mês, quando ela completa sua órbita antes do fim do calendário. O período de fases da Lua dura 29,5 dias, enquanto o nosso mês tem 30 ou 31 dias. Cada ano em um calendário solar contém quase 11 dias a mais que o ano lunar.
Quando a primeira lua cheia aparece no começo do mês, há a possibilidade de completar o ciclo antes do fim do calendário.
Fonte: RAC

About The Author

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *