Novo tratamento aumenta cura de hepatite C em 48%

AdoradorO Ministério da Saúde anunciou um novo tratamento contra hepatite C.      A expectativa é beneficiar 30 mil pacientes do Sistema Único de Saúde por ano. O ministro Arthur Chioro acredita que esse tratamento estará disponível em todos os estados ainda em 2015. Chioro explica o que muda com os novos medicamentos. “É uma revolução no tratamento da hepatite C muito parecida com a que aconteceu com a Aids, com o surgimento dos coquetéis. Nós temos um aumento do percentual de cura de 42% para 90% e diminuição do tempo de tratamento de nove meses para três meses. Além de maior facilidade porque passamos a ter o tratamento por via oral e a possibilidade de também tratar pacientes com infecção do vírus da hepatite C com HIV e Aids; e os pacientes que foram submetidos a transplante, que antes não podiam ser tratados. Conseguimos garantir o que há de mais moderno por um preço que é 10% do praticado nos Estados Unidos”.

O novo tratamento também vai custar menos aos cofres públicos. Atualmente, o governo gasta com cada paciente uma média de US$ 25 mil. Com os novos medicamentos, o custo do tratamento vai cair para menos de US$ 10 mil dólares.  Outra novidade é que, nos próximos meses, o teste de hepatite C estará disponível em todos os postos de saúde. Até agora, o exame para detectar a doença só era possível em hospitais especializados.  O diretor do Departamento de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca que os principais beneficiados serão os moradores de localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos. O presidente da organização não governamental Grupo Esperança, de São Paulo, Jeová Pessin Fragoso, acredita que incentivar o teste é fundamental.

A partir de terça-feira (28), uma campanha nos meios de comunicação vai reforçar a importância do teste de hepatite C e a vacinação contra hepatite B. A data não foi escolhida por acaso. Vinte e oito de julho é o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais.

Fonte: EBC

About The Author

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *